12 filmes para entendermos aspectos dominantes da nossa personalidade

O psicanalista Carl Gustav Jung conseguiu enxergar a alma humana como bem poucos e, dotado de um interesse profundo em compreender o mundo e aqueles que adentravam seu consultório, Jung descobriu muitos tesouros enterrados no inconsciente humano.

Para Jung existem imagens e símbolos coletivos ou arquétipos na mente de cada um de nós que representam características primordiais de nossa personalidade. A maioria das pessoas tem uma personalidade que demonstra proximidade com vários arquétipos, destacados em doze grupos comportamentais, contudo sempre um parece ser o predominante.

O amante, o sábio, o herói, o prestativo são alguns dos arquétipos definidos pelo psicanalista suíço, no entanto existem muitos outros, os quais irei relacionar abaixo juntamente com filmes norteadas pelas características de cada um deles.

Você já parou para pensar em qual desses arquétipos, que podemos denominar como imagens do inconsciente coletivo, expressa melhor sua forma de ser? Talvez não, contudo a indústria cinematográfica sim.

Veja a seguir uma lista simplificada de filmes e características de personalidade que o farão entender um pouco mais sobre o seu inconsciente!

1. O Inocente: Filme – Forrest Gump, o contador de histórias

asomadetodosafetos.com - 12 filmes para entendermos aspectos dominantes da nossa personalidade

É um arquétipo cuja aplicação prática ajuda as pessoas a manterem ou renovarem a fé.  O inocente vive de forma a ter uma vida mais natural e simples e quer ser livre para ser ele mesmo. Pessoas assim têm muita disposição e esperança.

Sinopse de Forrest Gump: Quarenta anos da história dos Estados Unidos são vistos pelos olhos de Forrest Gump (Tom Hanks), um rapaz com QI abaixo da média e boas intenções. Por obra do acaso, ele consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate, mas continua pensando no seu amor de infância, Jenny Curran.

Outros filmes que falam diretamente aos que são norteados por esse arquétipo: Beleza Americana e Titanic.

2. O Explorador: Filme – Mad Max

asomadetodosafetos.com - 12 filmes para entendermos aspectos dominantes da nossa personalidade

É um arquétipo cuja aplicação prática incita as pessoas a manterem sua independência. O explorador vive em constante movimento e não tolera as amarras cotidianas. São pessoas que buscam a sua individualidade e não aceitam a rotina.

Sinopse de Mad Max: Num futuro próximo, o combustível que alimenta os motores dos carros é também motivo para crimes cometidos por violentas gangues. Max é um jovem policial e junto com seus companheiros patrulha as estradas a fim de impedir a ação daqueles que insistem em perturbar a paz.

Outros filmes que falam diretamente aos que tem esse arquétipo como norteador da personalidade: Clube da Luta e O Selvagem da Motocicleta

3. O Sábio: Filme – Efeito Borboleta

asomadetodosafetos.com - 12 filmes para entendermos aspectos dominantes da nossa personalidade

É um arquétipo cuja aplicação prática ajuda as pessoas a compreenderem o mundo em que vivem. O sábio busca a verdade suprema e através do conhecimento ele deseja controlar, mensurar, avaliar e validar. Quando o Sábio está ativo na vida de uma pessoa, ela sente um agudo interesse em aprender por aprender.

Sinopse de Efeito Borboleta: Evan (Ashton Kutcher) é um jovem que luta para esquecer fatos de sua infância. Para tanto ele decide realizar uma regressão onde volta também fisicamente ao seu corpo de criança, tendo condições de alterar seu próprio passado.

Outro filme que fala diretamente aos que tem esse arquétipo como norteador da personalidade: Trem Noturno Para Lisboa.

4. O Herói: Filme – Guerra nas Estrelas

asomadetodosafetos.com - 12 filmes para entendermos aspectos dominantes da nossa personalidade

Quando o arquétipo do herói está ativo em uma pessoa, ela se fortalece com o desafio, se sente ultrajada pela injustiça e responde rápida e decisivamente à crise ou à oportunidade. É um arquétipo cuja aplicação prática ajuda as pessoas a agirem corajosamente. O herói é dinâmico, veloz e ágil. É disciplinado e tem orgulho disso, foca seus esforços em ser sempre o melhor. Se destaca por suas escolhas difíceis. Protege os demais e faz tudo que precisa ser feito para tornar o mundo melhor.

Sinopse de Guerra nas Estrelas: Luke Skywalker (Mark Hammil) sonha ir para a Academia como seus amigos, mas se vê envolvido em uma guerra intergalática quando seu tio compra dois robôs e neles encontra uma mensagem da princesa Leia Organa (Carrie Fisher) para o jedi Obi-Wan Kenobi (Alec Guiness) sobre os planos da construção da estrela da morte para destruir um planeta. Luke então se junta aos cavaleiros Jedi e a Hans Solo (Harrison Ford), para tentar destruir esta terrível ameaça.

Outro filme que fala diretamente aos que tem esse arquétipo como norteador da personalidade: Rambo.

5. O Fora da Lei ou Revolucionário: Filme – O Poderoso Chefão

asomadetodosafetos.com - 12 filmes para entendermos aspectos dominantes da nossa personalidade

É um arquétipo cuja aplicação prática leva a quebrar regras. Fiel a seus próprios valores, e não aos valores impostos, o Fora da Lei libera as paixões reprimidas da sociedade. O arquétipo do Fora da lei é conhecido também como Revolucionário. Ele tem a sedução do fruto proibido em si, assim como qualidades sombrias ou seja, qualidades que a sociedade desdenha. Quando a consciência do fora da lei está presente, as pessoas têm uma percepção mais aguda dos limites que a civilização impõe à expressão humana.

Sinopse de O Poderoso Chefão: Em 1945, Don Corleone (Marlon Brando) é o chefe de uma mafiosa família italiana de Nova York. Ele costuma apadrinhar várias pessoas, realizando importantes favores para elas, em troca de favores futuros. Com a chegada das drogas, as famílias começam uma disputa pelo promissor mercado. Quando Corleone se recusa a facilitar a entrada dos narcóticos na cidade sua família começa a sofrer atentados para que mudem de posição.

Outro filme que fala diretamente aos que tem esse arquétipo como norteador da personalidade: Bonnie & Clyde.

6. O Mago: Filme – O Mágico de Oz

asomadetodosafetos.com - 12 filmes para entendermos aspectos dominantes da nossa personalidade

O arquétipo do mago ajuda as pessoas a serem mais imaginativas. O mago sabe encontrar resultados utilizando-se de conhecimentos que não podem ser explicados. As pessoas “mágicas” geralmente buscam entender os outros e as coisas do universo e possuem sonhos, ilusões e aspirações que muitos avaliam como impossíveis, mas o cerne da magia é ter uma visão na direção da qual se deva caminhar. Quando algo dá errado, os Magos analisam a si mesmos, a fim de perpetuar uma mudança interior.

Sinopse de O Mágico de Oz: Em Kansas, Dorothy (Judy Garland) vive em uma fazenda com seus tios. Quando um tornado ataca a região, ela se abriga dentro de casa. A menina e seu cachorro são carregados pelo ciclone e aterrizam na terra de Oz, caindo em cima da Bruxa Má do Leste e a matando. Dorothy é vista como uma heroína, mas o que ela quer é voltar para Kansas. Para isso, precisará da ajuda do Poderoso Mágico de Oz que mora na Cidade das Esmeraldas.

Outros filmes que falam diretamente aos que tem esse arquétipo como norteador da personalidade: Harry Potter e O Senhor dos Anéis.

7. O Cara Comum: Filme – Meninas Malvadas

asomadetodosafetos.com - 12 filmes para entendermos aspectos dominantes da nossa personalidade

O arquétipo do Cara Comum ajuda as pessoas a se sentirem bem assim como são. Esse é o mais democrático dos arquétipos, e está presente em diversos segmentos da sociedade. Frequentemente associado aos sentimentos tranquilos, estas pessoas não expõem suas convicções e assim preservam sua identidade na multidão. Elas não querem se destacar, e sim se enquadrar, por isso têm que tomar cuidado com a manipulação.

Sinopse de Meninas Malvadas: Cady Heron (Lindsay Lohan) é uma garota que cresceu na África e sempre estudou em casa, nunca tendo ido a uma escola. Após retornar aos Estados Unidos com seus pais, ela se prepara para iniciar sua vida de estudante, se matriculando em uma escola pública. Lá ela escolherá entre ser ela mesma ou fazer parte do grupo mais popular da escola.

Filmes que falam diretamente aos que tem esse arquétipo como norteador da personalidade: todos aqueles nos quais o protagonista tenta se enquadrar para fazer parte de um grupo.

8. O Bobo da Corte: Filme – Patch Adams, O Amor é Contagioso

asomadetodosafetos.com - 12 filmes para entendermos aspectos dominantes da nossa personalidade

Esse arquétipo incita a ajudar outras pessoas a se divertirem. O bobo da corte torna situações chatas menos pesadas. Seu espírito alegre e descontraído permite que a inovação e a informalidade descompliquem tarefas cotidianas, muitas vezes maçantes.

Sinopse de Patch Adams, o amor é contagioso: Em 1969, após tentar se suicidar, Hunter Adams (Robin Williams) voluntariamente se interna em um sanatório. Ao ajudar outros internos, descobre que deseja ser médico, para poder ajudar as pessoas. Deste modo, sai da instituição e entra na faculdade de medicina. Seus métodos poucos convencionais causam inicialmente espanto, mas aos poucos ele conquista a todos.

Outro filme que fala diretamente aos que tem esse arquétipo como norteador da personalidade: Crazy People – muito loucos.

9. O Amante: Filme – A Um Passo da Eternidade

asomadetodosafetos.com - 12 filmes para entendermos aspectos dominantes da nossa personalidade

Esse arquétipo ajuda a encontrar e dar amor. O amante quer um tipo mais profundo de conexão: uma que seja íntima, genuína e pessoal. Tal conexão – seja com namorados, amigos ou membros da família – exige muito conhecimento, honestidade, vulnerabilidade e paixão. Caracteriza-se pelo culto ao belo e pela valorização do romance e do sexo. O amante evoca também a elegância, o lúdico e o erótico.

Sinopse de A Um Passo da Eternidade: Em 1941, Robert E. Lee Prewitt (Montgomery Cliff) pede transferência do exército e vai parar em uma base militar no Havaí. Seu novo capitão transforma sua vida em um inferno. Paralelamente, o Sargento Warden (Burt Lancaster), ouvindo histórias que a esposa do capitão procura relações extra-conjugais por ter sérios problemas no casamento, começa a se interessar por ela e acaba sendo correspondido.

Outro filme que fala diretamente aos que tem esse arquétipo como norteador da personalidade: Don Juan DeMarco.

10. O Criador: Filme – Toy Story

asomadetodosafetos.com - 12 filmes para entendermos aspectos dominantes da nossa personalidade

O criador tem uma ligação direta com a criatividade e é também bastante imaginativo. Gosta de começar do zero e não gosta de continuar algo criado pelos outros. Olha para as coisas e imagina que elas poderiam ser de outra forma. Se não pode criar, se sente sufocado. Não gosta do que é comum. Expressa sua criatividade através de suas roupas, casas, escritórios, etc.

Sinopse de Toy Story: O aniversário de Andy está chegando e os brinquedos estão nervosos. Afinal de contas, eles temem que um novo brinquedo possa substituí-los. Liderados por Woody, um caubói que é também o brinquedo predileto de Andy, eles montam uma escuta que lhes permite saber dos presentes ganhos. Entre eles está Buzz Lightyear, o boneco de um patrulheiro espacial, que logo passa a receber mais atenção do garoto.

Outros filmes que falam diretamente aos que tem esse arquétipo como norteador da personalidade: Muppets Vila Sésamo. Além de programas de decoração, faça você mesmo e culinária.

11. O Governante: Filme – A Dama de Ferro

asomadetodosafetos.com - 12 filmes para entendermos aspectos dominantes da nossa personalidade

Esse arquétipo auxilia as pessoas a exercerem o controle. Quem o tem como predominante gosta de ter o controle sempre e gosta de liderar. É um indivíduo que carrega muitas responsabilidades, é competente e bastante ambicioso.

Sinopse de A Dama de Ferro: Antes de se posicionar e adquirir o status de verdadeira dama de ferro na mais alta esfera do poder britânico, Margaret Thatcher (Meryl Streep) teve que enfrentar vários preconceitos na função de primeiro-ministra do Reino Unido em um mundo até então dominado por homens.

Outros filmes que falam diretamente aos que tem esse arquétipo como norteador da personalidade: A rede social e Wall Street – Poder e Cobiça.

12. O Prestativo: Filme – Uma babá quase perfeita

asomadetodosafetos.com - 12 filmes para entendermos aspectos dominantes da nossa personalidade

O Prestativo é um altruísta, movido pela compaixão, pela generosidade e pelo desejo de ajudar os outros. Dotado de uma imensa empatia, se preocupa com o impacto de certas medidas sobre os menos afortunados ou menos resistentes.

Sinopse de Uma Babá Quase Perfeita: Daniel Hillard (Robin Williams) está passando por uma fase complicada, acaba de se separar de Miranda (Sally Field) e perdeu o seu emprego. Impedido pela ex-esposa de passar mais tempo com os filhos, ele tem uma idéia inusitada para recuperar a relação com as crianças. Daniel veste-se como uma senhora idosa escocesa e tenta conseguir o cargo de babá no seu antigo lar.

Outros filmes que falam diretamente aos que tem esse arquétipo como norteador da personalidade: 3 solteirões e um bebê e A felicidade não se compra.

Base para composição do texto: Livro “O Herói e o Fora-da-Lei” de Margaret Mark e Carol Pearson.

Acompanhe a autora no Facebook pela sua comunidade Vanelli Doratioto – Alcova Moderna.



LIVRO NOVO



Vanelli Doratioto é especialista em Neurociências e Comportamento. Escritora paulista, amante de museus, livros e pinturas que se deixa encantar facilmente pelo que há de mais genuíno nas pessoas. Ela acredita que palavras são mágicas, que através delas pode trazer pessoas, conceitos e lugares para bem pertinho do coração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui