Os segredos da amizade verdadeira

A gente ama os amigos de diversas maneiras. Alguns demonstram a amizade pela presença constante. Outros nos enchem de afeto ao ligarem nas datas importantes e por não faltarem nos piores momentos. Alguns amigos, entretanto, a gente ama mesmo sem saber aonde foram parar – isso acontece depois que os anos se passam, e as mudanças de cidades desviam seus caminhos.

Quer fazer um teste de amizade verdadeira? É assim: você fica um ano sem ver o amigo e, quando acontecer o encontro, preste atenção se a conversa e o nível de intimidade não mudaram. Tirando a atualização das novidades, verá que para os amigos do peito tudo prossegue como se nunca tivesse acontecido uma separação.

Essa ligação é que faz com que a palavra amizade tenha som de aconchego. Amigo é evolução fraternal de colo de mãe. É parcela amorosa de um voltar para casa. É cúmplice cordial de um passado em comum.

Mais uma prova de amizade que você dá aos amigos e eles nem percebem é quando você vê os seus álbuns de foto e até assiste vídeo de casamento. Sabe, às vezes eles até percebem, mas sabe como é, você são amigos e ele faz questão que você veja, logo, você vai ter que lidar com isso.

Já fui madrinha três vezes como prova de amizade, mesmo sem gostar dos rituais do casamento. E, das duas vezes em que não fui ao casamento de amigas ainda me arrependo, pois, sei que não ir a um ritual assim não é exatamente uma opção. Foram amizades que nunca mais voltaram ao que eram antes. Então, conselho de amiga, se uma pessoa querida for se casar, não pense, supere suas resistências e vá prestigiá-los e assistir aos votos. Amigo é um pouco disso também. Aquele que você ama tanto que, por vezes, faz até o que não gosta – essa foi a lição que eu aprendi.

O amigo estará presente nos momentos de alegria ou de tristeza, na sua dor ou no seu sucesso. E como bom amigo, ele será aquele que dará um jeito de não “morrer de inveja” das suas conquistas simplesmente por que ele sabe que você merece ser feliz. E, se você estranhar o uso da palavra “inveja”, saiba que é isso mesmo. Amigo de verdade entende que o outro também é cheio de defeito e o ama mesmo assim. E, “amar mesmo assim” é a maior prova de amizade que pode existir.

Nota- Como “quem ama, educa”,  é claro que o amigo pode te acertar “uma direita”, mas, depois que você rolar pelo barranco das mais duras verdades, ele correrá em auxílio e te ajudará a levantar. Amigo, de um jeito ou de outro, tá sempre por perto. Ao lado ou dentro da gente.

COMPARTILHAR
Josie Conti
Psicóloga, blogueira e empresária. Abandonou o serviço público para manter seus valores pessoais e hoje trabalha prioritariamente na internet com a administração de sites e redes sociais da área da Psicologia e Literatura.



DEIXE UMA RESPOSTA