Crimes de internet

Enquanto escrevo este post aguardo a resolução da invasão da minha conta no Facebook e Instagram por hackers. Por um dia consegui recuperar meu perfil no Facebook, mas a página já tinha sido roubada, e eu fui excluída da administração da mesma.
Gostaria de contar aqui como tudo ocorreu para alertar as pessoas e os donos de páginas para não caírem no mesmo golpe.
Minha página tinha 582.000 seguidores quando foi roubada, com um crescimento médio de 2000 seguidores por dia. Meu Instagram tinha 10.600 seguidores.
No domingo (18/10/2015) recebi uma mensagem inbox com o logotipo do Facebook e um texto em inglês dizendo que eu deveria atualizar meus dados senão a página seria excluída em 24 horas. Meu primeiro erro foi acreditar nisso. O Facebook não exclui as contas assim. A mensagem redirecionava para um link, onde eu caí numa página clonada do Facebook. Nesta página, havia um relatório para eu preencher, e no final pediam a cópia de um documento. Infelizmente, na minha ingenuidade, forneci a foto da minha CNH. De posse desse documento e dos meus dados, roubaram minha conta, alegando que eu era uma fraude, e eles os verdadeiros donos. Tentei alertar as pessoas pelo meu Instagram, deixei 3 mensagens por lá, mas não fiquei atenta ao fato que através do meu perfil do Facebook eles poderiam alterar a senha do Instagram. Então entraram, alteraram meus dados lá dentro, e se apropriaram desta rede social também.
Nada do que está sendo postado na minha página desde domingo é de minha responsabilidade. Tudo o que estão colocando lá, inclusive um link para meu suposto perfil, é fruto do trabalho dos hackers. Não sei o que eles querem com isso, mas usam meus textos para redirecionarem os seguidores para páginas em branco, que podem ser virais. Por isso peço que ninguém acesse esses links, pois não sou eu que estou tomando conta da página.
Fiz o boletim de ocorrência e maiores detalhes não posso dar aqui, correndo o risco deles estarem lendo esta postagem.

Uma notícia boa, e que seria melhor ainda se eu estivesse com o Facebook e Instagram, é que meu livro está praticamente pronto e já foi para impressão. Não terei como divulgar como eu esperava, e como ele não estará nas livrarias, mas apenas num site (Site “Book7”), vou precisar da ajuda “boca a boca” de vocês para alcançar as pessoas. Além do livro impresso (físico), haverá também o livro digital, que será disponibilizado na Amazon, Saraiva, Livraria Cultura, Google books, etc. Conto com vocês e agradeço, de coração, desde já.

Gostaria de agradecer as inúmeras mensagens de carinho e apoio que tenho recebido desde que a página foi invadida. Muita gente comentou no Facebook, e soube que cada uma dessas pessoas foi bloqueada pela página. Sinto muito por isso, e quando recuperar a página, desbloqueio cada um desses meus amigos virtuais, que fazem muito bem ao meu coração.

Continuo com o twitter, e quem quiser me seguir por lá é @fabiola_simoes_  . Não sei se farei outra página, tenho medo disso continuar acontecendo. Como dizem por aí, “só o tempo dirá”.

Obrigada a todos pelo carinho e apoio.
Um grande beijo, Fabíola Simões

COMPARTILHAR
Fabíola Simões
Nasceu no sul de Minas, onde cresceu e aprendeu a se conhecer através da escrita. Formada em Odontologia, atualmente vive em Campinas com o marido e o filho. Dentista, mãe e também blogueira, divide seu tempo entre trabalhar num Centro de Saúde, andar de skate com Bernardo, tomar vinho com Luiz, bater papo com sua mãe e, entre um café e outro, escrever no blog. Em 2015 publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos os Afetos" e se prepara para novos desafios. O que vem por aí? Descubra favoritando o blog e seguindo nas outras redes sociais.



21 COMENTÁRIOS

  1. Fabiola,
    Uma pena ler isso tudo. Para servir de alerta, nunca abram links que venham em mensagens, mesmo que acreditem ser verdadeiras. O ideal é ir no seu browser e abrir voce o link para a pagina onde gostariam de ir, seja para correios, receita federal, boleto de banco, etc. Eu recebi recentemente um e-mail dos correios e parecia legítimo, diziam que tinham uma encomenda para entregar e não tinham conseguido após 3 tentativas. Na mensagem tinha um link para fazer o seguimento da entrega e ver onde eu poderia recebê-la. Não abri. Temos que estar atentos, pois há infinitos golpes semelhantes.

    Querida, espero de todo o coração que você crie outra página, onde as pessoas que já te conheciam possam acessar seus textos e continuarem esta troca tão legal que você tinha com seus seguidores.
    O livro, tenho certeza, será um sucesso, pois as pessoas que já te conheciam ajudarão a divulgar e poderão presentear amigos.
    Deus te abençoe!
    Beijos,
    Dani

  2. Fabíola, espero que possas recuperar as suas contas nas redes sociais hackeadas e, infelizmente, não é a primeira vez que vejo uma página com muitos seguidores ser hackeada, lembro que O Bosque de Berkana foi hackeado. Não desista dos seus sonhos por causa de pessoas poucas evoluídas, tudo nessa vida é para nosso crescimento e tudo isso passa. Desejo um Universo de beijos e boas vibrações pra vc.
    Namastê

    Pâmela

  3. Dani querida! Que bom receber seu apoio e carinho! Tento rever minhas ações desde aquele domingo à noite e penso como tudo poderia ter sido diferente se eu não fosse tão ingênua! Mas a gente vai aprendendo… e agora é confiar em Deus! Obrigada pela força! Grande beijo!!!

  4. Oi Fabiola!

    O suporte do Facebook ainda nao te ajudou? Espero que tudo se resolva. Ninguem pode hackear o seu talento.

    Tenha fe, tudo ira se resolver.

    Um abraco,

    Viviane – Texas

  5. Espero que recupere sua pagina.
    Estou anciosa pelo seu livro.
    Fique calma, espera em Deus que tudo ele fara , como você mesma escreveu " A vida nos oferece uma existência nova, em branco, todos os dias. Mesmo correndo o risco de ter suas folhas riscadas de um jeito indesejado, simplesmente acredite que pode e deve tentar outra vez."
    Estou torcendo por ti… Abraços…

  6. Olá Viviane! Puxa, que bom saber que está acompanhando daí o que está acontecendo aqui! Infelizmente o suporte do facebook deixa a desejar, mas estou no aguardo. Que Deus tome conta, e que tudo se resolva do jeito que tem que ser! Espero que você continue acompanhando por aqui! Obrigada, bjs!!!

  7. Fabiola sempre te acompanho e amo seus textos,
    quando fui a sua pagina e acessando um dos links fui enviada a outra pagina,
    fiquei assustada , uma pagina escura e com videos, sai na hora.
    Percebi que algo estava errado, vim para seu blog e li oque aconteceu, eu sinto muito por você,
    mas sinto mais por esses tipos de pessoas vazias que só fazem mal, a Justiça vem fique tranquila.
    Por enquanto parei de seguir a pagina do Facebook, no seu retorno eu volto a seguir.
    Um Beijo e fica com Deus.
    Ps. Não vejo a hora do livro sair.

  8. Que lembrança boa Natalia!!! Eu escrevi isso num dos últimos posts, e agora caiu direitinho para o meu momento! Obrigada pela lembrança, e por me apoiar de forma tão gentil! Continue acompanhando por aqui e quando o livro sair irei divulgá-lo! Grande beijo!

  9. Nossa! Infelizmente eles estão usando textos meus para direcionar as pessoas para páginas deles, que talvez contenham vírus. Se todas as pessoas fizessem como vc, e viessem direto ao blog, seria o ideal! Obrigada por avisar, e por todo apoio e carinho! Grande beijo!

  10. Acho um absurdo, indivíduos roubarem contas das pessoas, para prejudicar.
    A internet é um espaço que se abre para todos, por que agir dessa forma?
    Torço para que tudo se resolva logo, vou compartilhar como sempre faço, no g+ e twitter.
    Gosto muito dos seus textos, desejo muito sucesso para o livro, que vou adquirir, quando sair.
    Que Deus a abençoe, abraços carinhosos
    Maria Teresa

  11. Sinto muito Fabíola!!! Infelizmente vivemos num mundo onde não dá mais pra confiar na humanidade. Espero de coração que tudo se resolva rápido e da melhor forma possível!! Ainda bem que te acompanho por aqui, faço questão de não perder os seus posts… Adoçam e alegram os meus dias!!! Mantenha-se sã… E conte comigo para divulgar o seu livro, tenho certeza que será um sucesso!!! Gente bacana merece coisa boa… Deus nos recompensa exatamente como deve!!! Sucesso, sucesso, sucesso!!! Muita luz na sua vida!!!

  12. Olá Cintia! Pois é, esse crime me fez enxergar um pouquinho da maldade que existe por aí… que pena! Obrigada por estar sempre por aqui, fico muito feliz de saber! Obrigada também por ter dedicado parte do seu tempo para comentar e me apoiar! Tenho sim, que me manter sã!!! Obrigada pelo carinho! Grande beijo!!!

  13. Bom dia Fabíola, não se preocupe e não se cale,os bons não podem fazer isso.Você vai recuperar sua página,estamos todas divulgando que a página foi invadida e muita gente já começou a descurtir.Estou ansiosamente á espera do seu livro aqui em Salvador-BA.Um beijo.

DEIXE UMA RESPOSTA