Que a gente aprenda a viver com fé

 Título original: Dúvida

Sábado meu filho tem uma festinha para ir, e no convite veio a sugestão: “traga roupa de banho para a piscina”. No mesmo instante, minha cabeça se encheu de dúvidas: mesmo sabendo nadar, não será perigoso? A piscina é funda? Haverá adultos tomando conta? Porém, todas as dúvidas foram dissipadas quando a mãe da aniversariante informou que a piscina é rasa e haverá dois monitores tomando conta. Respirei aliviada, mas passei meus temores para meu menino, que àquela altura decidiu que não queria mais ir. Tentei convencê-lo do contrário: será um momento bom entre seus amigos, uma maneira de interagir fora do ambiente escolar, uma tarde gostosa… e finalmente ele aceitou. Porém, quando ele finalmente concordou, a dúvida retornou pra dentro de mim, trazendo junto o medo característico das mães que querem seus filhos bem perto de suas asas.

Quando duvidamos, permitimos que o medo se entreponha entre nós e
nossas escolhas. Se não houvesse o medo_ e com ele todas as possíveis “catástrofes” decorrentes de uma decisão_ simplesmente escolheríamos e estaríamos em paz com nossos desfechos.

Mas nem sempre é assim. A tendência de “pensar no pior” nos anula e faz com que fiquemos impotentes diante de uma escolha.
Talvez devêssemos confiar mais. Estar abertos aos presentes da existência com a paz dos escolhidos. Permitir que a vida nos surpreenda para o bem com a certeza dos que creem num tempo de bonança e benfeitorias.

Em outubro tenho uma reunião em São Paulo. É algo que desejo muito, mas no fundo carrego dúvidas. Tenho planejado esse compromisso cheia de receios, e não me permito estar completamente feliz. E me pergunto: por que esta dificuldade de abraçar o que nos realiza? Por que este medo de avançar e chegar mais longe?

A dúvida é irmã do medo. E muitas vezes deixamos o medo ser o fio condutor de nossas vidas. Por que não acreditar que aquilo que queremos é aquilo que está destinado a nós? Por que duvidar da alegria, e mais ainda, da felicidade? Por que boicotar nossa realização?

Não é fácil afrouxar nossas defesas e deixar a vida nos conduzir com suas surpresas, novidades e acolhidas. Mas pode ser possível se permitirmos que a fé seja o nosso combustível. A fé que nos dá a certeza de que tudo concorre para nosso bem no final das contas. A fé que fecha as portas para o medo e nos autoriza ser felizes por inteiro. A fé que nos torna livres ao assumirmos nossas escolhas sem culpa, descobrindo que a dúvida pode ser a pior das prisões.

Escrevendo este texto, percebo que não posso podar as asas do meu filhote em razão do meu medo. Dentro de pouco tempo ele irá voar sozinho, e tenho que estar preparada para lhe dar segurança e certezas no decorrer do caminho. Se eu duvidar, ele fatalmente perderá a confiança dos que seguem de cabeça erguida, certos de seu lugar no mundo.

Que a gente aprenda a viver com fé. Descobrindo-nos além das dúvidas e incertezas, e percebendo-nos merecedores de um tempo de paz. Sem medo, somente esperança. Sem desconfianças, somente certezas. Sem limitações, somente voos livres…

Para adquirir o livro “A Soma de Todos os Afetos”, de Fabíola Simões, clique aqui: “Livro A Soma de todos os Afetos”

 



LIVRO NOVO



Fabíola Simões é dentista, mãe, influenciadora digital, youtuber e escritora – não necessariamente nessa ordem. Tem 4 livros publicados; um canal no Youtube onde dá dicas de filmes, séries e livros; e esse site, onde, juntamente com outros colunistas, publica textos semanalmente. Casada e mãe de um adolescente, trabalha há mais de 20 anos como Endodontista num Centro de Saúde em Campinas e, nas horas vagas, gosta de maratonar séries (Sex and the City, Gilmore Girls e The Office estão entre suas preferidas); beber vinho tinto; ler um bom livro e estar entre as pessoas que ama.

4 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns, querida Fabíola.
    Bela condução desta reflexão. A vida é feita de acertos e erros e por si mesma já é pesada. Levar a vida na fé, na confiança traz dias melhores para nós e para nossos queridos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui