O amor pede clareza

Título Original: Sinais

Se há algo que me irrita de verdade, é estar no trânsito justo atrás de um carro com a seta insistentemente ligada por engano. Você percebe claramente que a pessoa não vai fazer a conversão para lugar algum _ com sorte ela não vira para o lado oposto_ mas a bendita seta fica lá, piscando sem parar por puro esquecimento do motorista desligado.

Setas nos carros são sinais. Sinais que aprendemos a usar para informar nossas intenções. Mais que isso, uma forma de sermos entendidos, evitarmos acidentes e sermos generosos com as pessoas que dependem disso para transitarem em segurança.

Quando brincamos com os sinais_ como o motorista que esquece a seta ligada_ ou simplesmente ignoramos a necessidade de emiti-los, confundimos os outros, provocamos acidentes, irritamos pessoas atentas, nos tornamos arrogantes.

Semelhantes ao motorista irritante, encontramos pessoas mal sinalizadas por aí. E nos confundimos com esses seres que, por inconstância ou inércia, não definem suas reais intenções.

Já se tornou comum ouvir a frase: “Sou responsável pelo que eu digo, não pelo que você entende”.OK, a frase é ótima, mas não justifica infrações_ no trânsito, na vida_ do tipo: “eu-tava-com-a-seta-ligada-o-tempo-todo-só-você-não-viu” porque estar com a seta funcionando 24 horas por dia também não informa absolutamente n-a-d-a… e quando você diz que vai virar para o lado direito, é claro que acredito que uma hora_ um dia_ você certamente convergirá para a direita! Ou será que “consideração” anda demodê?

Parece que está na moda o mantra “O que você resiste, persiste”. E por isso brincamos com os sinais, nos divertimos com a confusão que causamos e assumimos com orgulho o quão antagônicos somos no querer, no demonstrar, no sentir. Maltratar o coração alheio é a chave para mantê-lo pulsando_ angustiado e confuso.

Tem gente sinalizando que se importa, quando não faz a mínima diferença. Tem gente fingindo que esqueceu, mas no fundo ainda se importa demasiadamente. Tem gente dizendo que ama, quando apenas se acomodou na rotina do amor. Tem amor sufocado fingindo indiferença.

O que se quer é um sinal vermelho quando o amor acaba ou verde intenso quando ele deseja ficar.

Para o bem ou para o “mal”, há que se ter clareza, definições, pingos nos iis.

Que se declare sem medo de ferir, pois não saber o que o outro quer quando se quer muito, dói tanto quanto_ até mais.

Que feche as portas sem ensaiar recaídas, que se defina com ou sem esperanças.
Que possibilite novos rumos, vôos livres… ou que prenda de uma vez.



LIVRO NOVO



Fabíola Simões é dentista, mãe, influenciadora digital, youtuber e escritora – não necessariamente nessa ordem. Tem 4 livros publicados; um canal no Youtube onde dá dicas de filmes, séries e livros; e esse site, onde, juntamente com outros colunistas, publica textos semanalmente. Casada e mãe de um adolescente, trabalha há mais de 20 anos como Endodontista num Centro de Saúde em Campinas e, nas horas vagas, gosta de maratonar séries (Sex and the City, Gilmore Girls e The Office estão entre suas preferidas); beber vinho tinto; ler um bom livro e estar entre as pessoas que ama.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui