No olho do furacão

No final de outubro o furacão Sandy devastou NY.

Aqui no Brasil, o PCC ameaça, fere, mata. Vive-se o caos do medo, da insegurança, do descrédito na justiça.

Enquanto as vítimas correm, protegem suas crias e criam muros para se proteger_ enquanto estão no “olho do furacão”_ não há dor que chegue, não há medo que paralise. De repente temos forças para correr na velocidade de uma maratona, aguentamos nocautes de pugilistas, somos feridos na pele, carne e alma e não sentimos.

A dor só vem depois.

Vem no dia seguinte, na outra semana, meses, anos mais tarde. É aí que a ficha cai e as feridas começam a acusar o trauma.

Vem na hora que olhamos o que sobrou _ de nós, dos nossos _ e percebemos as ruínas e os destroços.

Enquanto o furacão te cerca, não tente ser maior que ele. Não levante, não lute… pois ele vai te derrubar ainda mais. Apenas respire… Não insista, não fale, fique imóvel. Aquiete-se, diminua de tamanho, abrace seu corpo com todas suas forças e deixe a poeira baixar.

Você só tem clareza de tudo quando sai do olho do furacão.

É aí que o raciocínio retorna e você respira. Uma respiração dolorosa e curativa, mas ainda assim dilacerante.

Quando o susto vira realidade _ palpável, quer você queira ou não _ você tem que agarrar a dor e reciclar os cacos, transformando os fragmentos em algo absolutamente novo: mosaico, caleidoscópio ou obra de arte.

Você já não é mais o mesmo. Olha pra trás e enxerga que esteve em chamas, no olho do furacão, e saiu de lá outro. Seu espírito é outro. Aquele anterior não existe mais.

Então é hora de levantar do chão e recomeçar.



LIVRO NOVO



Fabíola Simões é dentista, mãe, influenciadora digital, youtuber e escritora – não necessariamente nessa ordem. Tem 4 livros publicados; um canal no Youtube onde dá dicas de filmes, séries e livros; e esse site, onde, juntamente com outros colunistas, publica textos semanalmente. Casada e mãe de um adolescente, trabalha há mais de 20 anos como Endodontista num Centro de Saúde em Campinas e, nas horas vagas, gosta de maratonar séries (Sex and the City, Gilmore Girls e The Office estão entre suas preferidas); beber vinho tinto; ler um bom livro e estar entre as pessoas que ama.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui