Coisas que só o coração pode entender

No livro “A insustentável leveza do ser”, Tomaz tem várias aventuras amorosas, mas quando conhece Teresa eleva-a à uma condição especial por lhe parecer frágil, desprotegida. Quer cuidar dela, ampará-la como um bebê que chega numa cesta. Tomaz ama Teresa por razões desconhecidas, explicadas pelo mistério que é tocado no fundo de sua alma.

Assim como Tomaz, nos apaixonamos por esse mistério que o outro desperta em nós.  Sem explicação racional ou lógica, escolhemos alguém quando sentimos que nossos compartimentos secretos de afetividade foram novamente abertos. Ficamos vulneráveis, perdemos nossas defesas, expomos nosso interior.

Não sou terapeuta mas acredito nas razões inconscientes que nos levam a amar uma pessoa.

Tenho um amigo que sempre foi rebelde, desafiador,com uma atitude livre que beirava a marginalidade. Conheceu uma menina ciumenta e possessiva e quebrando suas próprias regras casou-se com ela. No fundo vivia numa montanha russa e necessitava de alguém que atasse os cintos com firmeza.

Ela é bonita, inteligente, interessante. Tem uma fila de pretendentes, mas insiste em amar aquele cafajeste.

Acostumada a conseguir o que quer,encara-o como desafio _”Estou certa que consigo consertar esse galinha”…_ e entre lágrimas, decepções e frustrações permanece apaixonada na vã esperança de corrigi-lo. Não aprendeu que amar é sentir-se perdida, vulnerável, insegura…mas de um jeito bom. Não aprendeu que o verdadeiro amor se compromete livremente.

O rapaz é experiente, auto confiante, sedutor; por trás da montanha de músculos esconde um coração nobre, ainda que insista em manter a fama de mau. Um dia esbarra na mocinha feita de açúcar e sente-se responsável, valorizado, quase um Dartagnan. Ela é meiga, sensível, doce, frágil. Dentro de seu abraço esquece a perda precoce do pai e finalmente sente-se em casa…E a vida passa a ter gosto de chocolate quente tomado devagarzinho à luz da lua embaixo de um cobertor…

Ele pode ter a garota mais linda do pedaço mas tem medo de se entregar. Vai ciscando aqui e ali até que encontra uma ruivinha bem humorada com olhar familiar e casa-se com ela. Um dia tem um insight ao vê-la tão linda e espontânea…O cabelo abóbora, as bochechas sardentas e a alegria inconfundível remetem à uma face do passado, trazendo de volta seu primeiro amor e um coração partido…Busca ou coincidência?

Amamos pelo cheiro, pelo toque, pelo olhar. Ama-se por aquilo que não se explica nem traduz, simplesmente porque o amor é indecifrável.

Amamos pelo modo como nos sentimos seguros ao lado dele, pela sensação de familiaridade que ela nos proporciona. Pela satisfação de nos sentirmos úteis, pelo desafio que essa conquista representa. Amamos para cuidar, para encontrar amparo, para sermos livres ou nos sentirmos possuídos.

Para regressar ao que deixamos no passado, para fecharmos um ciclo em nossas vidas.

Sem regras ou explicações descobrimos que o amor e a eternidade andam lado a lado, companheiros invisíveis que nos protegem do medo primitivo e universal _o medo de partirmos.

 

Para adquirir o livro “A Soma de Todos os Afetos”, de Fabíola Simões, clique aqui: “Livro A Soma de todos os Afetos”

 

 

 



LIVRO NOVO



Fabíola Simões é dentista, mãe, influenciadora digital, youtuber e escritora – não necessariamente nessa ordem. Tem 4 livros publicados; um canal no Youtube onde dá dicas de filmes, séries e livros; e esse site, onde, juntamente com outros colunistas, publica textos semanalmente. Casada e mãe de um adolescente, trabalha há mais de 20 anos como Endodontista num Centro de Saúde em Campinas e, nas horas vagas, gosta de maratonar séries (Sex and the City, Gilmore Girls e The Office estão entre suas preferidas); beber vinho tinto; ler um bom livro e estar entre as pessoas que ama.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui